atendimento veterinário

Mudança do atendimento veterinário com o avanço da tecnologia

É fato que, hoje em dia, a relação dos humanos com os animais de estimação se modificou muito. O amor entre dono e pet se tornou semelhante ao de pai e filho, o que fez com que a preocupação com um atendimento veterinário de qualidade se tornasse ainda mais presente no cotidiano de proprietários de cães e gatos.

Assim como um filho, animais também ficam doentes, também precisam de consultas médicas, exames e tratamentos específicos. Antigamente, estes fatores eram de grande dificuldade não só para os donos, mas também para os médicos veterinários que não tinham todos os recursos necessários para tratarem determinados problemas dos bichos.

Por outro lado, esta questão mudou significativamente com o avanço da tecnologia e novas especialidades veterinárias surgiram, como a fisioterapia e nutrição, que dão uma nova cara ao atendimento veterinário dos dias atuais. A fisioterapia apresenta uma reabilitação aos animais, que antes, eram sacrificados ao sofrerem algum acidente ou apresentarem algum problema de movimentação. Esse cenário mudou completamente, pois hoje, as pessoas querem cuidar desse cão ou gato para que ele tenha uma qualidade de vida melhor, independentemente dos problemas que passou.

Tratamentos que modificaram o atendimento veterinário

A visão das pessoas sobre os animais de estimação mudou tanto que há muitas preocupadas em encontrar um atendimento veterinário de qualidade, tanto que o número de serviços em muitas clínicas do Brasil triplicou nos últimos três anos. Os tratamentos específicos que modificaram a medicina e o atendimento veterinário são:

  • Fisioterapia, que ajuda cães e gatos a ganharem seus movimentos das patinhas novamente após algum acidente ou em decorrência de alguma doença ou idade avançada;
  • Nutrição, que foca nos alimentos que cada animal pode ou não comer, melhorando, assim, sua qualidade de vida;
  • Quiropraxia, tratamento e prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, alongando a musculatura e aliviando dores;
  • Acupuntura, a aplicação de agulhas no corpo que obtém diferentes efeitos terapêuticos, diminuindo dores e desconfortos em todo o corpo;
  • Hidroterapia, que permite tratamentos fisioterápicos, junto a atividades físicas pertinentes ao animal, dentro da água;
  • Quimioterapia e radioterapia para animais com qualquer tipo de câncer.

Todos os tratamentos têm o foco de melhor a qualidade de vida do animal, de acordo com seus problemas de saúde. A quiropraxia e acupuntura, por exemplo, trabalham para evitar algumas doenças e possíveis dores na musculatura que vêm de acordo com a idade do seu melhor amigo peludo.

Novos rumos do atendimento veterinário

O atendimento veterinário realmente mudou muito nos últimos anos, mas isso também ocorreu graças aos donos, que hoje são ainda mais amorosos com seus “filhos” peludos. Há mais importância na saúde do animal, já que, finalmente, o mundo se atentou que cães e gatos possuem os mesmos problemas de saúde dos humanos, também sentem dores, têm sentimentos tristes e bons e precisam de cuidado e carinho.

Por isso, ter um profissional de sua confiança e que pratique o melhor atendimento veterinário ao seu bichinho é um fator essencial antes de adquirir confiança em outra pessoa para cuidar de seu melhor amigo. Com isso, a vida dele pode ser ainda mais bonita e alegre e, como consequência, muito mais saudável.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende atendimento veterinário: