clínica popular veterinária

Como funciona o serviço prestado pela clínica popular veterinária

A clínica popular veterinária geralmente é de graça ou cobra baixo custo no tratamento de animais. Algumas ONGs também podem ser chamadas de clínica veterinária popular, e podem atender somente os bichos de estimação de famílias que vivem com o auxílio de programas sociais, como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente. Outros locais atendem animais em geral, sem comprovação de renda, em valores reduzidos comparado ao que geralmente é encontrado, como é o caso das escolas universitárias, que também podem atender o pet de graça.

É necessário que a clínica veterinária popular contenha todos os serviços necessários tanto para em casos mais simples como para os mais complexos. Sendo assim, se o animal precisar de tratamentos específicos ou cirurgias, ele deve ter a possibilidade de receber, assim como a aplicação de vacinas, alguns remédios e o atendimento excelente. De qualquer maneira, o atendimento popular é voltado, principalmente, a animais resgatados das ruas e para pessoas com baixa renda, incluindo moradores de rua e seus pets.

Áreas específicas que englobam a clínica popular veterinária

A clínica popular veterinária foca em atendimentos especializados, com profissionais de alta capacidade. Apesar de ter em grande parte pacientes cães e gatos, alguns locais também atendem pássaros, hamsters, coelhos e até cobras e lagartos. Para que toda a experiência seja ainda mais completa aos animais, a clínica veterinária popular precisa englobar também áreas específicas como:

  • Clínica geral;
  • Endocrinologia;
  • Cardiologia;
  • Oftalmologia;
  • Nutricionista;
  • Fisioterapia;
  • Anestesia.

Todas as áreas citadas são voltadas a um tipo de tratamento específico. Elas podem ser voltadas tanto para atendimento emergencial como para periódico de animais que já possuem alguma enfermidade, como é o caso da cardiologia, que pode tratar periodicamente um cão ou gato que possui qualquer problema no coração.

O mesmo ocorre com as demais, como a endocrinologia, oftalmologia, fisioterapia e nutrição. Já a anestesia é utilizada somente em casos específicos, como cirurgias, ou algum outro procedimento que o animal não permite, como o tratamento de tártaro nos dentes. O clínica geral é o atendimento comum, geralmente aquele que o animal irá passar antes de ser encaminhado para outras especialidades.

Serviço prestado pela clínica popular veterinária

Geralmente, a clínica popular veterinária conta com plantonistas e algumas chegam a prestar serviço 24 horas. Essa vertente ajuda diretamente animais que sofreram algum acidente ou estão passando muito mal. O diagnóstico deve ser excelente, assim como a observação do profissional se o animal deve ou não passar por alguma cirurgia ou internação. Neste caso, também deve disponibilizar remédios necessários para a melhora do quadro.

É importante que a clínica popular veterinária atenda de forma igual tanto os animais que têm famílias de classe A como os que são de classe E. O motivo disso parte dos próprios veterinários: o amor pela profissão e pelos animais deve sempre falar mais alto, sempre com a empatia de se colocar no lugar dele e até mesmo dos familiares. O alívio da dor, do desconforto e o tratamento de uma doença devem ser prioridade, assim como a disponibilidade de vacinas e medicamentos.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende clínica popular veterinária: