clínica veterinária

A importância da clínica veterinária na vida do pet

O bem-estar do pet está muito ligado, também, à clínica veterinária. Os bichinhos são seres que precisam de tanta atenção quanto os humanos. Por isso, vermifugação, vacinas, cuidado ao diagnosticar doenças, realização de exames e, dependendo do caso, realização de check-ups são fundamentais para o dia a dia deles.

É importante que os donos ou tutores os levem desde os primeiros dias de vida a clínicas veterinárias para que nada fique de fora. Desta forma, ainda é possível escolher o clínico veterinária que cuidará e acompanhará o bichinho em grande parte do tempo, enquanto ele precisar desses cuidados.

Algumas dicas são importantes para se escolher uma clínica veterinária:

  • Peça referências aos amigos e familiares;
  • Prefira uma clínica veterinária que oferece serviços de emergência;
  • Fique de olho nas instalações da clínica;
  • Verifique a qualidade dos veterinários e o carinho que eles têm com os bichinhos.

O que fazer ao adquirir um pet?

Para quem acabou de adotar um bichinho, é importante leva-lo o quanto antes a uma boa clínica veterinária para, inicialmente, colher boas informações que serão úteis por toda a vida do pet e para outros que virão, já que é preciso ter comprometimento e a responsabilidade com eles em todas as suas fases.

É sempre importante lembrar que exames e consultas para bichinhos são tão caras quanto às de um ser humano, por isso é importante não negligenciar e optar sempre pela que oferece o melhor atendimento, pois, às vezes, o barato pode sair caro e comprometer a saúde do animal.

A primeira consulta na clínica veterinária

Durante a primeira consulta a uma clínica veterinária, o dono do pet pode colher informações a respeito de alimentação, cuidados diários como higiene, atividade física, saúde, lazer e tudo mais que será proporcionado ao novo habitante da casa.

Com a enorme disponibilidade de amigos para adoção ou mesmo a partir de resgates nas ruas, a primeira coisa a ser feita pelo dono é leva-los à clínica veterinária, pois é muito possível que o bichinho tenha adquirido alguma doença enquanto sozinho ou mesmo que não tenha sido bem alimentado nos primeiros dias de vida e isso pode prejudica-lo no decorrer de sua vida, além de correr o risco da transmissão de algum tipo de doença aos bichinhos que já habitam a residência.

Portanto, quando o novo dono for realizar a primeira consulta à clínica veterinária com o bichinho, é importante exigir que seja efetuada uma avaliação inicial a partir da realização de exames laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico de qualquer doença, além de poder contar com as primeiras doses de vacina e outros procedimentos. Mesmo que o animal já venha ao novo lar com as doses de vacina e vermifugação em dia, também não pode se deixar de lado visitas de rotina à clínica veterinária.

Então, é sempre importante realizar uma boa pesquisa anterior, pedir referências a conhecidos e verificar preços, pois também há clínica veterinária que pode apresentar um preço mais salgado. Se ela tem um bom preço, um atendimento de qualidade e trata bem o pet e seu dono, essa deve ser a escolhida.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende clínica veterinária: