clínica veterinário

Diferentes tipos de atendimento realizados pela clínica veterinário

A clínica veterinário oferece serviços particulares, para plano de saúde e, em alguns casos, gratuito para cães e gatos de qualquer porte e raça e, em certos lugares, para roedores, pássaros e animais de grande porte, como cavalos, vacas e até selvagens, como leões. No entanto, as mais comuns são voltadas apenas a animais domésticos. A clínica veterinário particular cobra à parte os atendimentos, exames e tratamentos necessários, diferente da clínica veterinário que atende por meio de um plano de saúde e cobra apenas uma mensalidade e, de acordo com o plano, não exige cobranças à parte.

Já os estabelecimentos que realizam atendimento gratuito podem ser do governo ou ONGs, que exigem ou não comprovação de recebimento de programas sociais, como Bolsa Família, Renda Mínima e Renda Cidadã, ou da baixa renda. Geralmente, têm serviços focados em animais de rua, que tem como donos moradores de rua ou de classe social E. Independentemente do tipo de público, a clínica veterinário necessita apresentar qualquer tipo de serviço, seja ele mais simples ou mais complexo. Sendo assim, cirurgias, tratamentos e internações precisam estar disponíveis ao animal, bem como vacinas comuns ou específicas, remédios e um ótimo atendimento, além de serviços de pet shop, como banho e tosa.

Quais áreas a clínica veterinário atende?

A clínica veterinário atende animais, independentemente da gravidade de um problema de saúde, com alta qualidade. Para que o bichinho receba tudo o que está ao seu alcance, é preciso que o estabelecimento englobe áreas específicas, que podem ser:

  • Endocrinologia;
  • Fisioterapia;
  • Cardiologia;
  • Nutricionista;
  • Oftalmologia;
  • Anestesia;
  • Clínica geral.

As áreas são voltadas a um problema que o animal precisa suprir, de forma emergencial ou não. Além do veterinário ter capacidade de atender em clínica geral, pode decidir se especificar em alguma área, para cuidar melhor de seus pacientes.

Necessidade que a clínica veterinário precisa suprir

A clínica veterinário necessita de plantonistas, o que faz com que alguns lugares apresentem atendimento 24 horas. Este fator é de extrema ajuda a animais que podem passar mal durante a madrugada ou sofrerem algum tipo de acidente. Independente do horário, o profissional precisa entender a situação do animal, com um diagnostico rápido e excelente.

É indicado que o local conte com todas as máquinas necessárias para realizar cirurgias ou internação e, se não houver, o contato da clínica veterinário mais próxima que possa compreender tal necessidade. Remédios também devem fazer parte do atendimento do bichinho, principalmente, nos estabelecimentos com atendimento gratuito, pois, muitas vezes, o tutor não tem condições de desembolsar o medicamento.

Por isso, o atendimento da clínica veterinário deve ser voltado tanto para animais de famílias de classe A como de classe E. Desta mesma forma, os veterinários precisam ter o amor pela profissão a ponto de não distinguir a classe social, raça e porte do bichinho. Com isso, a empatia se faz necessária no momento de conhecê-lo, entender sua personalidade e enfermidade, proporcionando o alívio da dor, do desconforto e o tratamento necessário de uma doença, com a disponibilidade de consultas urgentes, bem como internação, cirurgia e vacinas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende clínica veterinário: