dermatologia veterinária

Dermatologia veterinária fornece cuidados à pele e pelagem do bichinho

Uma das especialidades que mais cresce em Medicina Veterinária é a dermatologia veterinária, já que as doenças de pele em bichinhos estão se desenvolvendo de forma expressiva. As doenças na pele dos animais pode causar extremo desconforto e sofrimento a eles, já que a coceira extrema ocasionadas por elas ainda trazer muita angústia e estresse e, inclusive, deixar o bichinho agressivo, mesmo que sua personalidade seja tranquila.

A dermatologia veterinária deve ser realizada por um dermatologista ou dermatólogo veterinário, que é o profissional especializado para realizar o diagnóstico e poder tratar as doenças de pele, assim como passar as informações necessárias ao dono do bichinho.

Algumas doenças de pele que são diagnosticadas pelo dermatologista veterinário através de:

  • Otites;
  • Coceira intensa;
  • Parasitas (pulgas, carrapatos e bernes);
  • Descamações;
  • Secreções.

Tratamento da dermatologia veterinária

Cães e gatos correm o risco de serem acometidos por doenças de pele como alergias, otites, infecções bacterianas e fúngicas, ou mesmo os tradicionais parasitas e a dermatologia veterinária é a especialidade responsável por promover o tratamento e a cura dessas enfermidades.

Geralmente, os serviços de dermatologia veterinária oferecem consultas dermatológicas e exames dos mais modernos entre eles lavagem ótica, vídeo-otoscopia, cirurgias da pele e até mesmo criocirurgia para o congelamento de formações tumorais e tratamentos como imunoterapia alérgeno específica.

Por isso, por hesitar em marcar uma consulta com um profissional de dermatologia veterinária caso o bichinho apareça com alguma novidade estranha em sua pele, já que, quanto antes for tratado, melhor. Caso seja percebida a presença de pulgas e carrapatos, é importante dar um banho no pet com produtos voltados a esses problemas e cuidar da área por onde ele circula. Se persistirem, é preciso encaminhar o animal ao profissional de dermatologia veterinária o mais rápido possível para não potencializar o problema.

Entrar em contato com uma clínica de dermatologia veterinária sempre que houver sinais estranhos na pele do pet como perda de pelos, coceira extrema, escamação, vermelhidão e inflamações. Caso seja observado alterações de humor no bichinho como desânimo e perda de apetite, é importante observar, pois doenças de pele também estão ligadas a isso.

Na clínica de dermatologia veterinária o médico veterinário irá examinar toda a pele e pelagem do pet. Dependendo do problema, poderá pedir exames dos mais diversos e a realização de biópsias para identificar as causas do problema apresentado na pele. Para o tratamento, o profissional de dermatologia veterinária poderá receitar shampoos medicinais, óleos e antibióticos específicos para a doença.

Cuidados necessários para o dia a dia do pet

A clínica de dermatologia veterinária fornece informações e todo o cuidado necessário para a saúde do bichinho e isso vem de dentro de casa.

Por isso, alimentar sempre o pet com ração de qualidade, rica em nutrientes e balanceada. É preciso escovar regularmente os pelos do bichinho para desenrolar os nós causados e remover os pelos mortos. É preciso ficar de olho na pelagem e pele do bichinho, a fim de detectar qualquer anormalidade. Caso for encontrado algo de diferente, é importante entrar em contato com a clínica de dermatologia veterinária.

A rotina básica de prevenção a carrapatos e pulgas também é uma dica importante fornecida pelo profissional de dermatologia veterinária, além de manter higienizado sempre o local onde o bichinho costuma frequentar. Vacinação em dia e check-ups anuais também garantem a saúde do pet e apontam anormalidades em todos os aspectos, inclusive na dermatologia veterinária.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende dermatologia veterinária: