hospital público veterinário

Hospital público veterinário traz maior esperança aos bichinhos

Atualmente é possível contar com o hospital público veterinário e garantir que todos os bichinhos sejam atendidos, pois os altos preços de consultas, exames e internações, ou mesmo planos de saúde pet, não podem ser desembolsados por todos os donos.

Da mesma forma que os seres humanos, os bichinhos podem adoecer, seja os que moram com seus donos ou aqueles que ficam nas ruas e contam com o auxílio de pessoas que acabam os adotando, porém não têm condições de pagar por atendimento. Por isso, a importância de um hospital público veterinário, para que o atendimento possa ser realizado imediatamente sem que o pet corra maiores riscos.

O hospital público veterinário disponibiliza serviços como:

  • Dosagem hormonal;
  • Exames laboratoriais, como sangue e urina;
  • Internações;
  • Castrações;
  • Aplicação de vacinas.

Atendimento para todos os bolsos

Hoje em dia existem ONGs que, vinculadas às clínicas veterinárias, realizam o serviço de hospital público veterinário, que têm como público-alvo tutores de baixa renda e não dispõem de condições para pagar pela consulta e produtores independentes, que frequentemente encaminham um bichinho ao local para proteger e cuidar da saúde deles.

Algumas cidades oferecem atendimento gratuito através do hospital público veterinário, que fornece transporte e primeiros-socorros fundamentais para que o bichinho tenha mais chances de se recuperar. O hospital público veterinário é voltado, geralmente, para cães e gatos, que são as espécies tradicionalmente criadas nos lares brasileiros e que facilmente se reproduzem nas ruas ou são abandonados. Só que hoje em dia já é possível o atendimento de outras espécies de bichinhos como aves, peixes, roedores e répteis, que também estão crescendo dentro das casas.

Instituições de ensino abrem as portas de seu hospital público veterinário

Também dispostos a cuidar de bichinhos, algumas faculdades e universidades oferecem atendimento no hospital público veterinário vinculado ao curso de Medicina Veterinária fornecido pela instituição. Esses hospitais garantem atendimento veterinário popular clínico e cirúrgico e campanhas de castração ao povo menos favorecido.

O hospital público veterinário de faculdades apresenta uma diversidade de atendimentos como clínica médica, oftalmologia, dermatologia, odontológico, cardiológico, ortopédico e, inclusive, atendimento a bichinhos que sofrem com câncer (oncológico), entre outros e realiza cirurgias. Muitos desses atendimentos são totalmente gratuitos e, dependendo deles, com preços muito mais baixos aos fornecidos pelos hospitais particulares.

Para ser atendido em um hospital público veterinário, seja ele vinculado às prefeituras dos municípios ou instituições de ensino, é necessário que o dono se apresente no local com o animal realizar o agendamento da consulta ou atendimento nas emergências. O atendimento é realizado por ordem de chegada ou através de distribuição de senhas.

As faculdades que não disponibilizam uma clínica ou hospital em seu campus, levam o hospital público veterinário aos bairros mais próximos. A instituição encaminha seus alunos às casas das pessoas que fizeram a solicitação do serviço. Desta forma, os estagiários treinam o dia a dia da profissão e os bichinhos não deixam de ser atendidos por conta dos preços altos das consultas e exames.

Desta forma, com o hospital público veterinário, é possível levar um acalento a animais carentes que, muitas vezes, são resgatados de quintais por falta de cuidado adequado e, assim como humanos, precisam ter acesso à saúde e aos bons cuidados para poderem viver bem. O hospital público veterinário proporciona uma vida cheia de qualidade aos pets da população mais necessitada.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende hospital público veterinário: