oftalmologia veterinária

Alta tecnologia na oftalmologia veterinária

A oftalmologia veterinária é mais uma segmentação da Medicina Veterinária que vem se desenvolvendo junto com os avanços tecnológicos oferecidos à própria medicina humana. É uma área que vem ganhando cada vez mais destaque no setor, já que a visão para um bichinho é um dos principais sentidos para os pets.

Problemas de visão sempre podem ocorrer, por mais cuidados que o proprietário tenha com a saúde do bichinho e felizmente as novas tecnologias surgem para facilitar a vida, principalmente, de cães e gatos e seus donos.

Os avanços na oftalmologia veterinária são motivo de alegria para todos, já que houve a inclusão de inúmeras terapias clínicas e cirúrgicas que antes eram apenas realizadas em humanos. Essas técnicas foram adaptadas aos bichinhos e estão dando muito certo.

A oftalmologia veterinária participa no tratamento de diversas doenças, entre elas:

  • Glaucoma;
  • Catarata;
  • Distrofia corneana;
  • Úlceras de córnea;
  • Ceratoconjuntivite herpética;
  • Conjuntivite alérgica.

Os avanços na medicina veterinária podem ser acompanhados, principalmente, quando se fala de catarata. Atualmente existe a técnica de focoemulsificação, juntamente com o implante de lente intraocular, que traz uma melhora considerável à visão do paciente submetido à cirurgia.

Bichinhos acometidos por glaucoma também foram beneficiados com a colocação de próteses e a recuperação da lubrificação ocular em nos tratamentos de ceratoconjuntivite seca, além de enxertos para tratar úlceras de córnea profunda. Também houve uma evolução na oftalmologia veterinária para os diagnósticos, com ultrassonografia ocular e eletrorretinografia.

Causas para se levar o pet a um oftalmologista

Para que o pet possa ser diagnosticado com problemas de visão, antes de se deparar com a oftalmologia veterinária, ele passa por um clínico geral que vai verificar sua condição geral e realizar procedimentos que vão diagnosticar algum problema de visão no bichinho.

Desta forma, é importante encaminhar o pet para o acompanhamento da oftalmologia veterinária quando forem notadas algumas enfermidades como secreção ocular, olhos vermelhos, olhos fechando, manchas e alterações na cor dos olhos, ausência de reflexos a estímulos, dificuldade para desviar de objetos, sensibilidade à luz, entre outros.

Assim, se for observado uma dificuldade de o pet enxergar ou qualquer que seja o sintoma relacionado à visão, é importante recorrer à oftalmologia veterinária o mais urgente possível, em clínica sou hospitais veterinários, para que o bichinho possa ser tratado e tenha maiores chances de ter sua visão em bom estado.

Clínicas e hospitais veterinários já oferecem oftalmologia veterinária

Como aumentou o tempo de vida dos bichinhos, a tecnologia precisou adaptar-se às doenças que acometem bichinhos idosos, como a catarata, por exemplo. Por isso, já existem hospitais e clínicas especializadas em oftalmologia veterinária esparramadas pelo Brasil que auxiliam no tratamento da visão dos bichinhos.

Porém, esse tipo de tratamento pode ser muito caro a alguns donos e tutores dos animais, que acabam perdendo qualidade de vida. Alguns hospitais e clínicas veterinárias populares também disponibilizam um profissional da oftalmologia veterinária para suprir a população de baixa renda para o atendimento e cirurgias. Esse hospitais e clínicas podem ser os vinculados às prefeituras das cidade sou mesmo anexos aos cursos de Medicina Veterinária das faculdades e universidades.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende oftalmologia veterinária: