plano funerário para cachorro

Como ter um plano funerário para cachorro

Em média, um cachorro consegue viver entre 15 e 20 anos. Infelizmente, bem menos que nós gostaríamos que o nosso "cãopanheiro" vivesse. Com uma inteligência que surpreende e capaz de alegrar até os dias mais tristes, o cãozinho passa a ser parte da nossa família, e perdê-lo já é uma situação muito difícil, mas é preciso pensar em ter um plano funerário para cachorro para que seja possível oferecer a ele um fim de vida digno.

Como funciona o plano funerário para cachorro?

O plano funerário para cachorro tem como objetivo contribuir com os trâmites legais, pois o corpo do animal não pode ser enterrado ou descartado de forma incorreta na natureza, pois pode prejudicar a biodiversidade daquela área, sendo a cremação uma das opções mais escolhidas e dignas para o seu bichinho de estimação. Para isso, é recomendado que se escolha uma empresa séria e comprometida com oferecer o melhor tratamento. Saiba o que pode ser incluso no plano:

  • remoção do animal até o cemitério;
  • serviço de cremação;
  • urna personalizada;
  • cinzas apenas do seu animal;
  • cerimônia simbólica.

Remoção do animal

É muito doloroso perde um animal de estimação, ainda mais se ele tiver feito parte da sua vida por longos anos. Não há nada que se possa dizer para amenizar essa dor, mas é possível evitar alguns tipos de situações como o de remover o corpo do animal. Para que isso seja feito por outra pessoa, é recomendado o contato com a empresa que ofereceu o plano funerário para cachorro e solicitar a retirada e encaminhamento ao cemitério.

Cremação do cachorro

Preste muita atenção a como a empresa realiza esse procedimento, pois, há alguns locais que ao invés de cremar realizam a incineração como se fosse o procedimento normal. A cremação é o ato de transformar o corpo do animal em cinzas por meio do uso de um forno apropriado. Esse processo pode ser coletivo ou individual e terá apenas os restos mortais do animal. Já a incineração pode apresentar outros materiais misturados. Atualmente, o enterro em solo (seja em casa ou em cemitérios), pois não é ecologicamente correto.

Urna personalizada inclusa no plano funerário para cachorro

A empresa que oferece o plano funerário para cachorro pode incluir a urna personalizada. Isso significa que ela pode ter elementos que vão contribuir com a eternização do bichinho. Por exemplo: é possível ter uma réplica do animal, uma foto ou até mesmo optar por modelos que sejam mais ecológicos, que são fabricados com elementos mais naturais. Esse tipo de procedimento precisa ser acordo para que a empresa possa entregá-la dentro do prazo estabelecido.

Cinzas do cachorro

Como falamos, é possível solicitar tanto a cremação individual quanto coletiva. Se você deseja ter apenas as cinzas do seu animal, então, vale a pena pagar o custo adicional e tê-las para guardar em urna ou prestar uma homenagem ao jogá-las no mar, campo etc. Lembrando que elas não poluem o meio ambiente, logo, não há problemas em fazer esse tipo de ação.

Cerimônia simbólica

O plano funerário para cachorro também pode incluir uma cerimônia com velório, música, jogar as cinzas, etc. Tudo para que a sua despedida possa ser um pouco mais leve e com uma boa recordação do seu animal de estimação. É preciso que todos os profissionais possam agir com respeito e acolhimento às pessoas que desejam se despedir do bichinho em um ambiente mais tranquilo e digno.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende plano funerário para cachorro: