radiologia veterinária

Radiologia veterinária para o descobrimento de doenças letais e salvar vidas

A radiologia veterinária é uma área muito importante de diagnósticos no ramo da medicina veterinária. Esses exames são realizados para a investigação de algumas doenças que acometem os pets e precisam de uma análise mais profunda que apenas os aparelhos de radiologia conseguem fornecer.

A aplicação de radiações, seja ela ionizantes ou não ionizantes, podem definir de forma sucinta a radiologia veterinária. Essas radiações são fundamentais para a diagnose de patologias em animais, e não apenas os animais domésticos, mas outras espécies da fauna podem passar por procedimentos de radiologia.

Alguns exames que podem ser realizados pela radiologia veterinária:

  • Exames de radiografia;
  • Ressonância magnética;
  • Ultrassonografia;
  • Tomografia computadorizada;
  • Radioterapia;
  • Medicina nuclear.

Doenças oncológicas podem ser diagnosticadas através da radiologia veterinária

O câncer é a doença mais comum da morte de animais pequenos idosos. Os sintomas de doenças oncológicas podem ser inúmerose depende muito da localização do tumor e, também, do tipo de tumor do bichinho doente. Muito comum na pele dos cães, o mastocitoma apresenta coceira e vermelhidão e são bem visíveis. Porém, outros tumores podem ser vistos apenas através de exames realizados pela radiologia veterinária.

Por isso, caso seja notada alguma alteração cutânea no bichinho ou mesmo o desenvolvimento de inchaço em alguma região, é importante encaminhá-lo a um profissional de radiologia veterinária para que ele possa fazer uma avaliação prévia e realizar todos os exames necessários para um diagnóstico rápido e aumentar as chances de cura do animal. Se necessário, realizar quimioterapia e radioterapia.

A radioterapia realizada pela radiologia veterinária é altamente eficaz para o tratamento de animais que, no início, são avaliados para saberem como anda o estado físico e emocional dos mesmos para a realização do planejamento radioterápico adequado ao problema. Durante essa análise são utilizados exames de diagnóstico por imagem como raio X, tomografia e ressonância magnética, para verificar o tamanho e a localização do tumor, da mesma forma como feito em humanos.

Medicina nuclear evoluída na oncologia veterinária

A medicina nuclear veterinária é uma das mais modernas no ramo de radiologia veterinária e oferece ao veterinário um diagnóstico preciso e tratamento correto ao bichinho. Os resultados dos exames permitem a visualização exata da anatomia e fisiologia dos animais, da mesma forma que a medicina nuclear em humanos. Alguns exames como cintilografia óssea, cintilografia renal e cintilografia pulmonar, muito comum na medicina em humanos, também são realizados em animais.

Exames radiológicos altamente flexíveis

Os exames de raio X realizados pela radiologia veterinária apresentam grande flexibilidade já que podem ser feitos em animais de todos os portes. Desta forma, os aparelhos podem ser fixos, móveis e portáteis. Em um cavalo, por exemplo, que é um animal de grande porte, é utilizado o aparelho portátil, já que, além do seu tamanho, os donos têm certa dificuldade em leva-los a uma clínica veterinária. Desta forma, um profissional de radiologia veterinária precisa se deslocar para realizar o exame no equino. É um exame rápido, fácil e de baixo custo e extremamente eficiente.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende radiologia veterinária: