transporte de animais vivos

Transporte de animais vivos: Conheça a legislação

Seja de carro ou de avião, o transporte de animais vivos precisa ser feito em conformidade com as leis vigentes. Hoje em dia, a lei de trânsito estabelece uma série de regras e obrigações para que o seu animal de estimação possa se locomover em veículos terrestres e aéreos com total segurança, conforto e comodidade. Para isso, é importante que você saiba como ela funciona e o que você precisa fazer para cumpri-la. Se você tem dúvidas sobre como é feito o transporte de animais vivos em carros, aviões e ônibus, então, realize a leitura dos próximos tópicos para saber mais informações sobre cada modalidade.

Transporte de animais vivos em carros

Basta observar por um tempo uma grande avenida para se deparar com algum animal de estimação no banco da frente do carro e com a cabeça para fora da janela. Por mais fofo que isso possa parecer, esse tipo de atitude é proibida pela lei de trânsito por um motivo bem óbvio: é um tipo de transporte inseguro e que até pode ser fatal se acontecer algum acidente. Sabemos que você não deseja que isso aconteça, por isso, o transporte de animais vivos em carros precisa ser feito da seguinte forma:

  • caixa especifica para transporte presa ao cinto de segurança;
  • cinto de segurança que cruza o peitoral do bicho;
  • cadeirinha apropriada para o animal;
  • grades para animais que são de grande portes.

Como viajar de avião com animais

Pode ser uma viagem de fim de semana, de férias ou de mudança, se você precisa realizar o transporte de animais vivos em um avião também precisa seguir algumas regras específicas para esse tipo de locomoção. Por se via aérea, há alguns procedimentos que são essenciais que sejam adotados. Um deles é de que a vacinação do animal esteja em dia, que ele esteja em uma caixa apropriada para o transporte, tenha um peso de até 30 Kg (para os cães e gatos) e tenha uma guia emitida pelo ministério da agricultura ou por uma clínica veterinária que seja autorizada a emitir esse tipo de documento.

Ônibus e transporte de animais

Caso opte por viajar com o seu animal de ônibus, você precisa que ele esteja em uma caixa apropriada, e não poderá ficar no corredor, e nem abri-la, exceto nos momentos que aconteçam as paradas ao longo do caminho. Também é muito importante que as vacinas estejam em dia e que um veterinário o tenha examinado recentemente. Vale ressaltar que para o animal ter direito a um assento, o responsável terá que pagar o mesmo valor de passagem.

Depois de obter mais informações sobre o transporte de animais vivos, você já pode providenciar tudo que precisa para aproveitar uma viagem, passeio ou mudança com seu bichinho de estimação. Cumpra o que as normas e leis vigentes estabelecem e não terá nenhum tipo de problema. Logo, pode seguir o trajeto com toda tranquilidade e muito mais segurança para você e para o seu animal de estimação.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Ideal Pet Care atende transporte de animais vivos: